Culinária

Home/ Culinária/ Carnes/ Pernil com Ervas e Azeite de O...
ou
ok

Pernil com Ervas e Azeite de Oliva Espanhol

Publicada em: 31/12/1969

Ingredientes

1 pernil suíno de aproximadamente 3 kg
1.5 l de vinho branco seco
10 ramos de tomilho
1 ramo de alecrim
10 folhas de sálvia
1 maço de salsinha
1 maço de manjericão
4 folhas de louro
8 dentes de alho em lascas grossas
1 xícara de chá de azeite espanhol (aproximadamente)
1 cebola cortada em rodelas
1 cenoura cortada em rodelas
sal e pimenta do reino

Modo de Preparo

De véspera, tempere o pernil com pimenta, as ervas (deixe os ramos inteiros, só separe as folhas do alecrim), o louro e regue com o vinho. Cubra com filme plástico e leve à geladeira. Uma hora antes de assar, retire o pernil da geladeira.

Aqueça o forno a 220 º (forno quente), por 10 minutos.

Unte uma assadeira grande com azeite e sobre ela espalhe as rodelas de cebola e cenoura. Retire o pernil da marinada, que deverá ser reservada. Seque o pernil com papel absorvente e tempere com sal e pimenta. Coloque o pernil na assadeira e regue com o azeite. Espalhe os dentes de alho e as ervas ao redor (se desejar, faça incisões com a ponta da faca na carne e nelas coloque lascas de alho e ervas).

Leve o pernil ao forno por aproximadamente 20 minutos. Ao final do tempo, retire do forno, regue com um pouco da marinada, cubra com papel alumínio, abaixe a temperatura para 180º (forno médio) e volte com a assadeira ao forno. Por aproximadamente 4 horas, regue o pernil, de 30 em 30 minutos, com a marinada restante, completando com água se necessário. Ao final do tempo, verifique o cozimento do pernil, espetando a lâmina de uma faca na parte mais grossa da peça de carne, sem encostar no osso. Se, ao retirar a faca, a lâmina estiver bem quente e os sucos que subirem à superfície saírem bem claros, o pernil estará cozido. Retire o papel alumínio, regue o pernil com mais um pouco de azeite e volte ao fogo para dourar. Quando estiver bem dourado, retire o pernil da assadeira.

Para o molho, despeje 2 xícaras de água, ou um pouco mais de vinho, no fundo da assadeira e raspe o fundo com uma colher de pau. Leve a assadeira ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Coe o molho, retirando o excedente de gordura (se quiser, guarde ½ xícara para preparar uma farofa). Acerte o sal, a pimenta e aqueça no momento de servir ao lado do pernil.

Créditos

Chef Heloísa Bacellar