Culinária

Home/ Culinária/ Carnes/ Lombo de bacalhau com ragu de ...
ou
ok

Lombo de bacalhau com ragu de lentilhas

Publicada em: 12/08/2016

Ingredientes

4 1/2 Colher(es) de sopa Delícia Canola
5 Unidade(s) lombo de bacalhau, demolhados
1 1/4 Xícara(s) cubinhos de pão torrados
1 Xícara(s) lentilha
1/2 Xícara(s) bacon picado em cubos
1/2 Colher(es) de sopa alho
1 Unidade(s) cebola roxa picada
1/2 Xícara(s) vinho branco
1 Xícara(s) cenouras cortadas em cubinhos
1 Xícara(s) salsão cortado em cubinhos
2 Unidade(s) tomates médios
1 Unidade(s) buquê garni (amarrado de folha de alho poró, folha de louro, salsão, tomilho e alecrim frescos)
2 1/2 Xícara(s) caldo de galinha
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Bacalhau: Leve os lombos de bacalhau para cozinhar, em banho-maria, por 15 minutos. Em uma frigideira, leve a margarina Delícia Canola para aquecer. Grelhe os lombos de todos os lados. Retire da frigideira e reserve.
À parte, em uma vasilha, coloque os cubinhos de pão torrado, os cogumelos fatiados e a margarina Delícia Canola. Coloque a crosta sobre os lombos e leve para assar em forno preaquecido, à temperatura de 180°C, para dourar.

Lentilha: Lave as lentilhas e deixe de molho em água fria por 1 hora.
Escorra a água e reserve. Em uma panela, leve a margarina Delícia Canola e o bacon para fritar. Retire os bacons fritos, o alho, a cebola e deixe dourar. Adicione o vinho branco e deixe evaporar.
Acrescente a cenoura, o salsão, os tomates, a lentilha, o buquê garni, o caldo de galinha e deixe cozinhar, em fogo baixo, com a panela tampada, por 15 minutos ou até que a lentilha esteja cozida, mas ainda firme. Corrija o sal, tempere com pimenta e desligue o fogo.

Montagem: Sirva o lombo de bacalhau sobre uma porção de ragú de lentilha. Decore com cebolinha fresca. À parte, em uma vasilha, coloque os cubinhos de pão torrado, os cogumelos fatiados e a margarina Delícia Canola. Coloque a crosta sobre os lombos e leve para assar em forno preaquecido, à temperatura de 180°C, para dourar.Leve a água para ferver, adicione o caldo de legumes e misture bem. Disponha o cuscuz marroquino em um refratário, adicione o caldo de legumes dissolvido e o Molho de Tomate Salsaretti Manjericão e deixe em repouso até que todo o caldo tenha sido absorvido. Adicione o tomate e misture. Acerte o sal, a pimenta, acrescente a salsinha, a cebolinha e misture.
Sirva quente ou frio, como acompanhamento de todos os tipos de carnes grelhadas, assadas ou cozidas.

Rendimento aproximado

5 porções

Créditos

Bunge Brasil