Culinária

Home/ Culinária/ Carnes/ Carne fria acebolada
ou
ok

Carne fria acebolada

Publicada em: 12/08/2011

Ingredientes

1 lagarto bovino, 1 cebola, 1 talo de salsão, 1 cenoura, q folha de louro, 10 grãos de pimenta-do-reino, 6 xícaras (chá) de água, sal à gosto.

Molho: 6 cebolas fatiadas, ¼ de xícara (chá) de alcaparras, 10 azeitonas verdes, sem caroço e fatiadas, ½ xícara (chá) de vinagre, ½ xícara (chá) do caldo do cozimento, ¼ xícara (chá) de azeite, 2 colheres (sopa) de salsinha, sal e pimenta-do-reino à gosto.

Modo de Preparo

Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino. Coloque a água para ferver em uma panela de pressão e acrescente a cebola cortada, a cenoura e o talo de salsão. Acrescente a folha de louro e os grãos de pimenta-do-reino. Ferva por 20 minutos. Coloque a carne na água fervente e leve à fervura. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por uma hora. Deixe esfriar no caldo. Retire da panela e reserve o líquido do cozimento. Para o molho, aqueça o azeite em uma panela e acrescente as cebolas fatiadas. Refogue até estarem bem macias, acrescente o vinagre e o caldo de cozimento da carne. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Arrume as fatias da carne em uma travessa, alternando com o molho acebolado, as alcaparras, as azeitonas e a salsinha picada. Sirva fria como entrada ou para rechear sanduíches.

 

Créditos

Oba Hortifruti