Culinária

Home/ Culinária/ Bolos/ Bolo dos Anjos
ou
ok

Bolo dos Anjos

Publicada em: 25/08/2014

Ingredientes

Suspiro de Chocolate

150g claras

450g de açúcar refinado

30g de cacau em pó


Creme de Chocolate

250g de chocolate meio amargo

250g de creme de leite fresco

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

10 gotas de essência de baunilha

Modo de Preparo

Modo de Preparo do Suspiro

Junte as claras e o açúcar em um recipiente de vidro redondo e leve a uma panela com água previamente aquecida em banho-maria. Misture os ingredientes por cerca de três minutos, tomando cuidado para não aquecer muito. O banho-maria é somente para deixar a mistura um pouco homogênea.

Leve a mistura à batedeira e bata até ficar em ponto de merengue. Feito isso, adicione o cacau em pó e misture tudo com uma colher, delicadamente.

Prepare as assadeiras com papel manteiga e com a ajuda de um saco de confeitar, faça discos em forma de caracol até chegar a uns 25 centímetros de diâmetro. Faça três discos.

Leve as assadeiras ao forno com 120ºC de temperatura por uma hora.

Fique atento ao forno, deve mantê-lo em baixa temperatura. Quando o suspiro estiver pronto, retire as assadeiras do forno e deixe esfriar.


Modo de preparo do Creme

Pique o chocolate e coloque em um recipiente redondo de preferência. Aqueça o creme de leite sem deixar ferver. Junte o creme de leite quente ao chocolate picado fora do fogo e misture até derreter por completo e formar uma mistura uniforme.

Leve a geladeira e deixe esfriar por completo.

Leve a mistura do chocolate, já gelada, para a batedeira por cerca de um minuto. Acrescente a manteiga e continue batendo até obter um creme uniforme.


Montagem do Bolo

Coloque um dos discos de suspiro sobre o recipiente em que servirá a sobremesa. Despeje parte do creme de chocolate com a ajuda de uma espátula e espalhe o creme por todo o disco de suspiro.

Ponha outro disco de suspiro sobre o creme e repita o processo de recheio. Coloque o terceiro disco sobre o creme.

Cubra todo o bolo e as laterais com o creme restante. Para finalizar, faça a decoração com um pouco de raspas de chocolate ao leite sobre o bolo e um pouco de suspiros para colocar em volta.


Créditos

Cristallo