Culinária

Home/ Culinária/ Bebidas/ Iced Mocha
ou
ok

Iced Mocha

Publicada em: 15/04/2016

Ingredientes

Café Coado:
- 100 gramas de café
- 1 litro de água

Iced Mocha:
- 150 gramas de gelo (6 cubos)
- 150 ml de leite
- 150 ml de café coado resfriado
- 20 gramas de caldo de chocolate

Modo de Preparo

Café Coado:
Moer os grãos de café em textura de areia média. Essa moagem pode ser feita em um moedor de temperos, em moedor manual ou até em liquidificador. Aquecer a água até próximo do ponto de ebulição. Utilizar parte da água para umedecer o filtro de papel, assim você consegue retirar qualquer sabor ou resíduo de papel. Colocar o café moído no filtro e despejar água em movimentos uniformes para que todos os grãos fiquem cobertos. Repetir até utilizar toda a água. Caso queira um café mais concentrado, utilize somente parte da água. Deixe o café resfriar em temperatura ambiente e depois você pode conservá-lo por até um dia em geladeira.

Iced Mocha:
Para a calda de chocolate, utilizar chocolate em pó (sugestão 60% cacau), açúcar e água. A quantidade de cacau e água é de 1/1, ou seja, se colocar 100g de chocolate em pó, utilizar 100g de água. O açúcar é a gosto, mas fica a sugestão de 50g de açúcar para essa receita. Colocar tudo em uma panela, em fogo baixo, e reduzir pela metade o líquido, concentrando sabor. A aparência fica quase como a de mel.

Montagem:
Colocar em um copo grande os cubos de gelo, após isso adicionar a calda de chocolate, depois o café e o leite. Apesar da medida ser 150ml, você pode colocar tanto o café quanto o leite a gosto, e também mais ou menos calda. Você pode também se aventurar e colocar outros tipos de calda, como caramelo, avelã, e até doce de leite. Outra dica legal é congelar esse café coado em forminhas de gelo, e quando for adicionar gelo em outro momento, utilize o gelo de café concentrando mais sabor na sua bebida.

Créditos

New York Cafe